O técnico em informática é um profissional com formação para atuar em diversas frentes da área de tecnologia da informação (TI), seja em empresas especializadas ou seja nos departamentos de TI de empresas dos mais variados portes e ramos de atuação.
Se você está pensando em fazer um curso técnico em informática, saiba que está fazendo uma boa escolha.
Agora, se você tem alguma dúvida relativa à grade curricular do curso, acompanhe nos tópicos a seguir e veja o quanto esta formação é dinâmica e interessante
Módulo 1
O aluno reforça os conhecimentos já obtidos durante o ensino fundamental e médio em lógica, matemática e cálculos. A lógica, como sabemos é a base da tecnologia da informação e, portanto, esta matéria é muito útil durante todo o curso.
Disciplina:
- Introdução à lógica;
Módulo 2
Neste segundo módulo, o aluno é preparado para entender os conceitos relacionados à informática, suas implicações e aplicações. Ele também tem um primeiro contato com a programação, suas linguagens, métodos e aplicações. Esta disciplina está calcada no cálculo com racionalidade de tudo que precisa ser feito durante um processo de programação.
Aqui o aluno já é apresentado ao conceito de rede de computador, seus vários tipos e formatos. Também aprende acerca do funcionamento dos computadores, como eles interagem com outras máquinas, com o meio externo (softwares e pessoas). O computador deixa de ser visto como uma simples máquinas e passa a ser visto como um conjunto de componentes e periféricos que trabalham com objetivos específicos.
Entender o que são e como funcionam os sistemas operacionais também é muito importante. Assim, o aluno é apresentado à base para o desenvolvimento ou processamento de qualquer aplicação tecnológica.
Como a maior parte das invenções tecnológicas são feitas em países de língua inglesa, os técnicos em informática precisam conhecer os termos e jargões da profissão, bem como comandos de linguagens etc.
O conceito de internet, as linguagens, as redes… tudo isso é absorvido pelo aluno do curso técnico em informática em uma disciplina específica, assim como as linguagens de programação para a internet.
Disciplinas:
- Introdução à informática;
- Lógica de programação;
- Introdução a rede de computadores;
- Arquitetura de computadores;
- Fundamentos de sistemas operacionais;
- Inglês instrumental;
- Internet;
- HTML.
Módulo 3
Neste módulo, o aluno passa a absorver conhecimentos acerca da teoria geral dos sistemas, metodologias para desenvolvimento de sistemas, modelagem de dados entre outros tópicos. Também é apresentado aos bancos de dados, seus funcionamentos e particularidades técnicas.
Na disciplina Sistemas Operacionais I, o aluno passa a ter um conhecimento mais aprofundado, bem como volta suas atenções para a linguagem de programação específica para desktop.
É neste módulo que o funcionamento de uma empresa, sob o ponto de vista tecnológico, passa a ser visto pelo aluno do curso técnico em informática. Ele aprende mais acerca das redes de computadores e da tecnologia Wireless (sem fio).
Disciplinas:
- Análise de sistemas;
- Banco de dados;
- Sistemas Operacionais I;
- Linguagem de programação desktop I;
- Organização de empresas;
- Redes de computadores;
- Tecnologia Wireless;
Módulo 4
Mais avançado, no módulo 4, o aluno já começa a ver as aplicações de sistemas operacionais, linguagens desktop e web, bem como metodologias para criação e gerenciamentos de projetos em informática e a computação em nuvem (Cloud Computing).
É neste módulo que o mercado de trabalho passa a ser trabalhado com mais frequência, pois o aluno já está preparado para buscar um estágio na área.
Disciplinas:
- Sistemas Operacionais II;
- Tópicos avançados em informática;
- Linguagem de programação desktop II;
- Mercado de trabalho;
- Linguagem de programação web II;
- Design e animação;
- Metodologia para elaboração de projetos;
- Computação em nuvem.
Módulo 5
Ao final, no último módulo, o aluno coloca em prática seu aprendizado criando, sob orientação docente, dois projetos práticos.
As disciplinas deste módulo são Projeto I e Projeto II.
Como vimos, são muitas as áreas do conhecimento que um técnico em informática precisa desenvolver. É por isso que ele deve escolher um curso que siga uma linha didática que vá o introduzindo ao conhecimento de forma gradativa e progressiva.
Deixa seu comentaria ai em baixo se gostou.
0 Comentários